Os benefícios da abóbora

A abóbora é uma das melhores fontes de vitamina A sob a forma de caroteno, o que lhe confere um poder antioxidante relevante.

A luteína e a zeaxantina, pigmentos responsáveis pela cor da abóbora, têm sido associados à prevenção de patologias relacionadas, por exemplo, com a visão.

A abóbora é, igualmente, uma boa fonte de vitamina C e vitamina E, que têm propriedades antioxidantes e de vitaminas do complexo B. Devido aos seus nutrientes com propriedades antioxidantes, o consumo de abóbora parece estar associado a uma redução no risco de alguns tipos de cancro, doenças cardiovasculares, derrames e distúrbios oculares, como a catarata.

Relativamente às suas sementes (e o óleo extraído delas) são boa fonte de zinco, ferro, magnésio e fósforo e gorduras insaturadas (benéficas ao coração). Os alimentos não são apenas calorias, mas o seu valor calórico é um dado importante. Em 100 gramas de abóbora temos apenas 46kcal, um valor bastante simpático para quem luta contra o excesso de peso.

Há infinitas maneiras de usar as abóboras nas suas refeições, basta apenas ter imaginação! Pode utilizar em sopa, purés, sumos, compotas, papas, em snacks ou sobremesas e com diferentes métodos de confeção (crua, cozida, assada).

Fonte: movenoticias

Tópicos: 
Vitamina C