Uma dor bastante incómoda

A ciática é um problema que afeta muitos portugueses a partir da idade adulta. Não é uma doença, mas sim um sintoma de um problema que envolve a compressão do nervo ciático, o mais longo do corpo humano.

Normalmente, é caraterizada por uma dor na parte inferior das costas, que desce em direção às nádegas, coxas, perna e pé, seguindo o percurso do nervo ciático. A dor é extremamente desconfortável e de intensidade variável - pode ser ligeira ou muito intensa - causando por vezes a sensação de dormência dos membro (sensação de formigueiro).

A raiz do nervo pode estar comprimida se existir uma hérnia discal (deformação do disco que une os ossos da coluna vertebral) ou uma artrose lombar (alteração destrutiva das cartilagens articulares), sendo estas geralmente as principais causas. O próprio envelhecimento da coluna vertebral pode provocar ciática, bem como posturas corporais incorretas e esforços excessivos.

O repouso é muito importante no caso de diagnóstico de ciática. Se sofrer deste problema, tente igualmente suprimir as situações que lhe possam causar mais dor: evite fazer esforços, carregar pesos, fazer exercício físico intenso.

Tópicos: 
Vitamina B