Tremoço - Patrocinador Não Oficial das Ligas de Futebol

Presença “assídua” nas esplanadas de Portugal, o tremoço é um alimento pouco calórico, altamente saciante e com diversos benefícios para saúde – especialmente se conseguirmos reduzir o teor de sal na sua elaboração.

Com um reduzido valor energético na sua composição (um pires de 60g tem cerca de 70kcal), o tremoço contém 16g de proteínas (de boa qualidade e digestibilidade) por 100g e 5% de fibra e caracteriza-se ainda por um baixo teor de gordura (cerca de 2% da sua composição), sendo esta, maioritariamente, mono e polinsaturada.

O tremoço contém ainda vitaminas (de onde se destaca o folato em quantidades substanciais) e é muito rico em sais minerais - como o cálcio, o potássio, o manganésio, o ferro e o zinco.

A elevada presença de proteína, a qualidade da fibra e o reduzido valor energético, fazem do tremoço um alimento particularmente interessante na hora de saciar ou reduzir o apetite.

Por outro lado, o tremoço pode ser inclusivamente utilizado como substituto de proteína animal, em particular nas dietas vegetarianas, e é isento de glúten.

Bem menos abrasivo para o estômago do que a soja, o tremoço tem sido injustamente esquecido como uma das principais fontes de proteína existentes.

Há ainda quem defenda que a elevada presença de fibra, permite ao tremoço ter um papel ativo na regulação do colesterol e glicemia, bem como na regulação e proteção da flora intestinal - devido à elevada presença de fitoquímicos contidos nestas sementes, sendo por muitos considerado como um alimento funcional.

O único inconveniente do tremoço é a elevada quantidade de sal, proveniente da salmoura em que são conservados tantas vezes, chegando uma porção de 60g a atingir um quinto da dose máxima diária recomendada de sal, que são 5g.

A forma de minimizar esta questão, é passar os tremoços por água corrente ou demolhá-los antes do seu consumo – no caso de os comprar embalados, leia os rótulos de forma a certificar-se que adquire os com menor teor de sal.

Resumindo: o tremoço é um alimento pouco calórico, altamente saciante e com diversos benefícios para a saúde.

E perante tão saudáveis argumentos, não temos dúvidas que vai novamente ter um papel decisivo no apoio às suas equipas favoritas.

Seja para acompanhar imperiais ou finos...