Neuropatia Diabética

Uma doença silenciosa que afeta mais de cinquenta por cento das pessoas que sofrem de diabetes.

A neuropatia diabética é caracterizada por situações de dormência, fraqueza nas mãos, braços, pés ou pernas. É uma doença que pode afetar os nervos de todo o corpo e provoca, muitas vezes, problemas ao nível da mobilidade e força muscular. 

Quais as causas?
Na origem estão habitualmente problemas metabólicos, elevados níveis de glicose no sangue, problemas neuro-vasculares, lesões mecânicas nos nervos, tabagismo e consumo de álcool.

Como prevenir?
Manter controlados os níveis de glicose no sangue é a melhor forma de prevenção, uma vez que é essencial para a proteção dos nervos ao longo de todo o corpo.

Como é feito o diagnóstico?
A neuropatia diabética pode ser diagnosticada mediante avaliação dos sintomas ou dos resultados de um exame neurológico, incluindo um teste sensorial. 

Como é o tratamento?
O tratamento deve ser estabelecido pelo médico assistente e vai depender dos sintomas e da evolução da neuropatia. Porém, na maior parte dos casos o tratamento passa pelo controlo rigoroso dos níveis de glicose no sangue, alterações no plano alimentar, exercício físico e medicamentos orais ou injeções de insulina.

Tópicos: 
Saúde