Recupere a liberdade de movimentos

Manter a condição física e praticar regularmente uma atividade física, desde que não seja violenta, é meio caminho andado para prevenir problemas nas costas, dores musculares e articulares ou para recuperar de complicações pós-traumáticas.

É possível que a dor de costas tenha diferentes origens, consoante o segmento da coluna vertebral que se encontra afetado, podendo ser classificada como cervical, dorsal ou lombar. A dor cervical manifesta-se na zona do pescoço e possivelmente dos ombros; a dor dorsal sente-se ao nível do tórax; e a dor lombar afeta a região inferior da coluna vertebral (cintura), local que suporta a maior parte do peso corporal.

As dores de costas podem ser provocadas por excesso de exercício físico, sendo a população feminina a mais prejudicada devido à menor força muscular. A gravidez pode ser uma das causas, já que se dá uma alteração na postura da coluna vertebral.

As probabilidades de se sofrer lesões que venham a causar dores aumentam com o envelhecimento; também os movimentos repetitivos, os acidentes ou a prática de um desporto inadequado para a condição física pode estar na sua origem.

Tópicos: 
KeepmovingSaúde
Consentimento de cookies