Pós-exercício

Já planeou a sua semana de actividade física? Já tem o hábito das caminhadas ou de fazer as aulas de grupo no ginásio? Óptimo! Veja agora quais são os problemas do pós-exercício de que ninguém fala.

Se seguir os conselhos abaixo, pode evitar algumas complicações com os exercícios. Deve evitar cometer estes erros para que consiga alcançar os seus objectivos de vida saudável:

  • Não se esqueça de fazer exercícios de relaxamento. No final de cada treino ou actividade física, o seu batimento cardíaco e a pressão sanguínea precisam de regressar ao normal para que não corra risco de lesões. Para tal, termine todos os seus treinos com exercícios aeróbicos leves ou simplesmente andar durante 5 minutos.
  • Está proibido de não fazer alongamentos a seguir a qualquer actividade física, os seus músculos precisam de serem alongados. Quando o músculo é estimulado durante o treino, ele necessita de alongar para regressar à sua forma normal, mais fortificada do que antes do treino. Evite as dores que o afastam do ginásio durante vários dias ao alongar todos os músculos que acabou de exercitar.
  • Embora muitas pessoas pensem que não devem ingerir calorias antes do treino para que consigam queimar o que comeram durante as refeições principais, tome nota do seguinte: existem lanches ideais, com muita proteína que quando ingeridos uma hora antes do exercício podem fazer com que a perda de calorias seja superior à quantidade que perde sem comer nada. Consumir os alimentos certos também é fundamental para a recuperação dos músculos após a realização dos exercícios.
  • Pode não ser um conselho comum, mas não tomar banho logo a seguir ao treino pode fazer com que a transpiração potencie o aparecimento e crescimento de bactérias. Basta um duche rápido para eliminar esses vestígios.
  • Um conselho pouco usual é mudar de roupa após o treino efectuado. Quando sua durante o exercício, a roupa fica molhada e retém a humidade. Se permanecer com as mesmas durante um longo período pode levar a infecções provocadas por fungos e bactérias. Troque de roupa assim que tiver tomado um duche.
  • O que também deve fazer parte da sua rotina de treino é o descanso. Dormir é essencial para que o seu corpo possa recuperar da realização de actividades físicas, sejam elas intensas ou moderadas. É durante o descanso que os seus músculos se recompõem.
Tópicos: 
KeepmovingSaúde
Consentimento de cookies