Artrite Reumatóide

A artrite reumatóide é uma doença que se desenvolve em todo o organismo, caracteriza-se particularmente pela inflamação crónica das articulações presentes no corpo humano.

Nomeadamente nas mais pequenas como é o caso das que estão nas mãos e nos pulsos que conduzem a uma degeneração progressiva. Devido a alterações notáveis no sistema imunitário, o seu organismo fica mais susceptível à inflamação das articulações. Não existe uma causa para tal ocorrer mas sabe-se que a genética tem uma participação essencial para perceber se a pessoa tem maior propensão para o desenvolvimento de artrite reumatóide.

Pode ser de forma subtil que aparecem e que se sentem os primeiros sintomas da artrite reumatóide. As articulações que estão afectadas aumentam, doem e incham e podem até deformar-se muito rapidamente. Geralmente a zona afetada fica rígida, principalmente com o frio ou logo de manhã ao acordar. Alguns casos têm nódulos palpáveis por baixo da pele. Outros sintomas podem ser fadiga, febre, perda de peso ou abatimento. Não existe propriamente uma cura mas o essencial a fazer nestes casos é repouso, dado que a sua repetida utilização pode piorar a inflamação. Existe, no entanto, alguns tratamentos desde nutrição adequada a medicamentos pontualmente recomendados. Consulte o seu médico ou dirija-se a uma farmácia para que possam avaliar o seu caso específico. Também pode passar por fazer fisioterapia com um profissional (médico reumatologista). Por norma, as mulheres são mais afectadas do que os homens, normalmente após os 40 anos ou a menopausa. No entanto, existem variáveis que podem ir contra as estatísticas. É possível travar o desenvolvimento ou a progressão da doença, faça exames regulares e fale com o seu médico de família se sentir algum sintoma.

Tópicos: 
KeepmovingSaúde
Consentimento de cookies