Hobbies activos para maiores de 65 anos

A idade da reforma pode ser a melhor das oportunidades para os mais velhos poderem, finalmente, dedicar-se aqueles hobbies com que sempre sonharam, mas que, por contingências diversas da vida, nunca conseguiram experimentar.

E porque acreditamos no cliché “velhos são os trapos”, deixamos-lhe aqui uma lista de atividades que contribuem para que os “Maiores de 65” se possam manter ativos, saudáveis e jovens de espírito:

1. Artes

Deste as artes plásticas (como o desenho ou a pintura) até às artes cénicas (como o teatro ou a dança), estes passatempos são, simultaneamente, muito estimulantes para o corpo e para a mente, pois se por um lado requerem algum exercício físico leve, por outro estimulam a criatividade e a memória.

2. Desportos aquáticos

Quer seja algo mais radical, como o surf, o longboard, o SUP (Stand Up Paddle) e ski aquático, ou algo mais convencional como a natação ou a hidroginástica, qualquer um destes desportos movimenta praticamente todos os músculos do corpo humano e estimula o sistema cardiovascular.

3. Ginástica

A ginástica em geral e os alongamentos em particular, são indispensáveis ao quotidiano de alguém com uma idade mais avançada, pois melhoram a flexibilidade e aumenta a resistência muscular, contribuindo desta forma para o atenuar do processo de envelhecimento do corpo.

Os alongamentos e a flexibilidade são especialmente importantes, pois ajudam a combater a rigidez do corpo que “vem com a idade”. Uma alternativa à ginástica convencional passa pela prática de Ioga ou Tai-Chi.

4. Caminhadas

Para além dos benefícios físicos que decorrem da sua prática, esta atividade aeróbica tem ainda como aliciantes o convívio social quando praticada em grupo, bem como o contacto com a natureza.

5. Golfe

O golfe é um desporto muito complete, que se torna especialmente interessante para os mais velhos, uma vez que promove longas caminhadas, convívio social e um constante aperfeiçoamento técnico, para além do constante desafio de se superar a si próprio. Adicionalmente, é também um óptimo pretexto para viajar com amigos.

6. Jardinagem

A jardinagem pode ser um hobbie quase “terapêutico”, pois combina exercício físico moderado e criatividade numa atividade ao ar livre.