Musicoterapia - Conheça todos os benefícios

A Musicoterapia é uma abordagem não verbal que utiliza instrumentos e música, cujas intervenções pretendem atingir metas individuais dentro de uma relação terapêutica.

A musicoterapia é uma terapia expressiva e consiste num processo no qual um terapeuta usa música e todas as suas facetas - física, emocional, mental, social, estética e espiritual - para ajudar os clientes a melhorar sua saúde física e mental.

Os benefícios destas terapêuticas fazem-se notar essencialmente ao nível do funcionamento cognitivo, das habilidades motoras, do desenvolvimento emocional e das habilidades sociais.

A base da Musicoterapia, assenta na utilização de experiências de música ativa e passiva para alcançar objetivos de tratamento.

Hoje em dia, já existe uma ampla base de literatura de pesquisa qualitativa e quantitativa que incorpora terapia clínica, psicoterapia, biomusicologia, acústica musical, teoria da música, psicoacústica, cognição de música incorporada, estética da música, integração sensorial e musicologia comparativa e as referências a serviços de musicoterapia são cada vez mais feitas por outros profissionais de saúde, que encontram na musicoterapia um complemento perfeito às abordagens mais convencionadas.

 

Tópicos: 
Dicas úteis