Mitos sobre as Doenças Reumáticas

É comum ouvirmos dizer “Tenho dores, a culpa é do reumático”. Na verdade, as pessoas referem-se a uma doença designada artrose, que apenas representa um dos muitos tipos de Doenças Reumáticas.

É comum ouvirmos dizer “Tenho dores, a culpa é do reumático”. Na verdade, as pessoas referem-se a uma doença designada artrose, que apenas representa um dos muitos tipos de Doenças Reumáticas.

As doenças reumáticas são doenças e alterações de origem não-traumática que podem afectar o aparelho locomotor (ossos, articulações, músculos e tendões) e os órgãos (pulmões, coração, rim, etc). Existem mais de 100 tipos de doenças reumáticas, quer agudas (temporárias) e quer crónicas, que podem surgir em todas as idades (Sociedade Portuguesa de Reumatologia).

De acordo com o Instituto Português de Reumatologia, existem em Portugal, cerca de 1 milhão de pessoas possuem algum tipo de Doença Reumática.

Vamos desfazer quatro mitos sobre as Doenças Reumáticas.

1. As Doenças Reumáticas só afectam idosos?
Não, as doenças reumáticas englobam um grupo de mais de 100 doenças/alterações,  que afectam pessoas em todas as faixas etárias, incluindo adolescentes e crianças. Por exemplo, as formas mais graves, como a Artrite Reumatóide, o Lúpus Eritematoso Sistémico ou a Espondilite Anquilosante, atingem pessoas mais jovens e em idade produtiva.

2. As Doenças Reumáticas podem surgir devido ao clima?
A humidade excessiva pode revelar-se um factor de agravamento da sintomatologia algumas doenças reumáticas como é o caso da artrose, mas o clima não é fator determinante para o seu aparecimento.

3. As Doenças Reumáticas são para toda a vida?
Há doenças reumáticas agudas e crónicas, e mesmo estas últimas não são sinónimo de sofrimento obrigatório nem de ausência de tratamento eficaz. Os profissionais de saúde têm ao seu dispor uma vasta panóplia de meios de diagnóstico, tratamento e reabilitação das doenças reumáticas. Se nota algo fora do comum em si e no seu corpo, fale com o seu médico.

4. As doenças reumáticas só afectam os “ossos”?
Não, além de afectarem o aparelho locomotor (constituído por articulações, ossos, músculos e tendões), comprometem outros órgãos, como o coração, os rins, os olhos ou mesmo a pele. O Lúpus Eritematoso Sistémico ou a Artrite Psoriática são dois exemplos.

Pode encontrar mais informações sobre as Doenças Reumáticas na Sociedade Portuguesa de Reumatologia (http://www.spreumatologia.pt/) e no Instituto Português de Reumatologia (http://www.ipr.pt/).

Fonte: Envelhecer Sem Perder® (www.envelhecersemperder.com)

Tópicos: 
Dicas úteis