A importância da flora intestinal

Sabia que a flora intestinal tem um papel fundamental na manutenção do nosso organismo? Embora não seja do conhecimento comum, a flora intestinal é responsável pela prevenção de infeções, doenças nervosas, tumores e excesso de peso.

A microbiota intestinal, mais conhecida como flora intestinal, consiste no grupo de bactérias que vivem no intestino. Tendo um papel importante na digestão de alimentos e controlo do desenvolvimento de microrganismos que possam provocar doenças.

Como manter o equilíbrio da flora intestinal?

Tenha uma alimentação equilibrada, coma frutas e legumes, aposte em alimentos ricos em probióticos (iogurte, queijo, kefir, miso, chucrute), beba água e faça exercício físico.

Para além dos alimentos que escolhe para a sua dieta, é igualmente importante mastigar bem os alimentos. Quando estes chegam mal digeridos ao intestino, pode ocorrer uma má absorção dos nutrientes e aumento da multiplicação de bactérias prejudiciais.

Saiba mais sobre este tema através desta entrevista ao Professor Jorge Fonseca, gastroenterologista, no programa Agora Nós.

Tópicos: 
ABC da Diarreia