6 técnicas eficazes para prevenir a dores nas costas

As dores de costas são um problema que afecta grande parte da população
adulta.

Apesar de não existir uma receita milagrosa, a verdade é que a prevenção ainda vai sendo o melhor remédio para evitarmos as várias tipologias de dor nas costas que, ocasional ou frequentemente, nos afectam e condicionam – particularmente
em idades mais avançadas.

Se é dos muitos(as) que padece deste problema, ponha em prática as seguintes sugestões:

1. Melhore a sua postura corporal
Deslocar-se com as costas curvadas ou mantê-las nessa posição enquanto está sentado(a), aumenta de forma desnecessária a pressão exercida sobre a coluna, causando um desconforto que com o passar dos anos se transforma em dor.

2. Crie uma estação de trabalho ergonómica
São frequentes as dores nas costas e nos ombros causadas pelo elevado número de horas que passamos sentados numa cadeira. E se as posturas incorretas que assumimos nos nossos postos de trabalho contribuem para o aparecimento
dessas dores, é importante criarmos um ambiente de trabalho correto em termos ergonómicos, que permita diminuir o risco de incorrermos em posições menos corretas e saudáveis.

3. Pratique o relaxamento muscular progressivo
O stress e as tensões do dia-a-dia, são outros factores associados ao aparecimento de dores nos ombros e costas, sendo o relaxamento progressivo dos músculos uma excelente forma de mitigar este problema.

4. Faça exercício aeróbico
Natação e ciclismo são o tipo de exercício aeróbico que podem prevenir as dores crónicas nas costas.

5. Aumente a sua flexibilidade
A prática regular de alongamentos, aumenta a flexibilidade e evita dores nas costas e coluna.

6. Desenvolva a sua estabilidade
É frequente a dor crónica na região inferior da coluna ocorrer por a estrutura física não ser forte o suficiente para sustentar o seu corpo.
Uma técnica eficaz para combater esta situação é desenvolver a sua estabilidade corporal, através da realização de exercícios que visem o fortalecimento muscular da zona abdominal e lombar.